Óleo Essencial Frankincense


   Click here for English version

Óleo essencial Frankincense (Olíbano), o mais PODEROSO óleo essencial conhecido,  o 'rei dos óleos essenciais'.




O óleo essencial Frankincence também conhecido por Olíbano ou incenso, é obtido por destilação a vapor da resina de goma da árvore Boswellia.  
Tudo começa com uma ferida na casca da árvore. Para se curar, a árvore escoa lentamente uma resina que endurece por exposição ao ar.

Como é sabido, as resinas cicatrizam as feridas da planta, matam insetos e fungos, e permitem ainda que a planta elimine acetatos desnecessários. Estão portanto, munidas de uma potente combinação química natural e é por esta razão que as resinas de goma, como é o caso da resina da Boswellia são na maioria usadas para finalidades terapêuticas e incenso.



A Boswellia serrata, nativa da Índia, está na origem do Óleo essencial Frankincense indiano, o qual tem sido usado com sucesso para diversas finalidades terapêuticas. Na medicina Ayurveda, por exemplo, tem sido usado no tratamento de artrites, por centenas de anos. 

 Benéfico na promoção da regeneração celular, na construção e manutenção de um sistema imunitário saudável, melhorando o aspeto de cicatrizes, rugas e estrias ou facilitando o tratamento de depressões e de alguns casos de cancro; o óleo essencial Frankincense é um óleo poderoso e com muitas propriedades medicinais.



A história do uso do óleo essencial Frankincense, pelas suas propriedades medicinais, tem milhares de anos. Curiosamente, o óleo Frankincense ou incenso está intimamente associado com as tradições e cerimónias religiosas. Em particular na tradição cristã, a Bíblia Sagrada faz referência ao Incenso (olíbano, frankincense ou incenso) trazido pelos três reis magos ao menino Jesus, juntamente com a mirra e o ouro.




Propriedades Terapêuticas do Óleo essencial Frankincense (Olíbano):


As propriedades terapêuticas conhecidas do óleo essencial Frankincense mais relevantes são as suas propriedades como:

- antisséptico, desinfetante e adstringente (Pode ser aplicado em feridas externas ou internas e protege de infeções em desenvolvimento. Atua em problemas orais, como mau hálito, dor de dentes, cavidades, feridas na boca (muito eficaz em aftas), e outras infeções),  

- expetorante,

- carminativo, 
 
- diurético

- digestivo ( Facilita  a digestão de forma natural, acelera a secreção dos sucos digestivos (sucos gástricos, da bílis e ácidos) no estômago e facilita a circulação de alimentos através dos intestinos estimulando o movimento peristáltico),

- Emenagogo e uterino (diminui os sintomas da menopausa e ajuda na cura de sintomas associados à menstruação e Síndrome Pós Menstrual, como dor na região abdominal, dor de cabeça, náuseas, fadiga e alterações de humor. Ajuda a regular a produção da hormona estrogénio, reduzindo assim as possibilidades de lesão pós-menopausa ou a formação de cistos no útero e cancro uterino.)

- cicatrizante e anti envelhecimento (é um tónico para a pele e é eficaz no tratamento de úlceras cutâneas, carbúnculos, feridas, cicatrizes e inflamações da pele),

- sedativo e anti depressivo (ajuda a acalmar a ansiedade e os estados obsessivos, suaviza e acalma a mente, retardando e aprofundando a respiração - é excelente para o uso em meditação).




É de cor amarelo pálido, transparente.

Tem um aroma fresco, balsâmico, amadeirado e a especiarias e pode apresentar aroma com um toque canforado ou um toque adocicado, dependendo das características do solo onde a planta, que está na sua origem, cresce.

Temos disponíveis, à sua escolha, os dois aromas distintos do óleo essencial Frankincense.


 Precauções:
  
O óleo essencial Fankincense é considerando não-tóxico e não-irritante, podendo ser usado por todos. No entanto, à semelhança dos outros óleos essenciais, não se recomenda o seu uso durante a gravidez.




Difusão: Usar três ou quatro gotas num difusor.

Uso Interno: Diluir por exemplo uma gota em 120 ml de água (veja também o item 'Recomendações')

Uso Externo: Diluir uma ou duas gotas com um creme ou um óleo (por exemplo óleo de coco) e aplicar na área desejada. Deve sempre efetuar primeiro um teste de sensibilidade. Lembre-se de evitar o Sol ou os Raios UV durante pelo menos 12h após aplicar o produto topicamente.

 Recomendações:

 Os óleos essenciais são voláteis à exposição solar e podem provocar toxicidade. Evitar a exposição prolongada ao sol quando aplicar estes óleos na pele até 24h após a aplicação.

 Evite o contacto com os olhos e ouvidos. Se for usar puro, efetue primeiro um teste de sensibilidade. 

Não efetuar a diluição em recipiente de plástico porque os óleos provocam corrosão, libertando pequenas partículas que podem ser prejudiciais à saúde. Guardar o excedente das diluições efetuadas num frasco escuro de vidro ou protegido do sol. 

Jamais deve ingerir óleos essenciais sem aconselhamento de um profissional de saúde. A maioria dos óleos essenciais no mercado contém aditivos que podem ser muito prejudiciais à saúde. Certifique-se que o óleo é 100% natural.

Em crianças, o óleo Frankincense pode ser usado diluído, contudo deve sempre fazer um teste de sensibilidade primeiro e aconselhar-se junto de um pediatra. 

  

Pesquisa clínica/Estudos que comprovam os benefícios do óleo essencial Frankincense:


“Local application of frankincense essential oil may provide a non-surgical treatment alternative, with no or minimal side effect for carcinoma in situ, minimally invasive carcinoma and pre-cancerous conditions such as actinic keratosis…”


“…frankincense essential oils prepared by hydrodistillation of gum resins from Boswellia species contain complex chemical constituents and possess anti-cancer activity. Frankincense essential oil activates arrays of genes and pathways that suppress the growth and induce the apoptosis of established human cancer cell lines of different tissue origins. Besides boswellic acids, frankincense essential oil-induced anti-proliferative and pro-apoptotic activities in tumour cells may result from high-molecular-weight compound(s). (…) Results from preliminary clinical observations suggest that frankincense essential oil may be a viable therapeutic agent for treating a variety of cancers…”


“…Frankincense oil appears to distinguish cancerous from normal bladder cells and suppress cancer cell viability. Microarray and bioinformatics analysis proposed multiple pathways that can be activated by frankincense oil to induce bladder cancer cell death. Frankincense oil might represent an alternative intravesical agent for bladder cancer treatment…”



Advertência:


A auto medicação, implica que quem a pratica assuma  a plena responsabilidade dos seus atos e responda pelas consequências  eventuais  que daí resultem, no âmbito da sua saúde.  As nossas informações não pretendem incentivar  a prática da auto-medicação, mas contribuir  para prevenir carências e desequilíbrios que afetam a manutenção de um corpo saudável. Sempre que se sentir  doente deverá procurar  o conselho do seu médico.

Sem comentários:

Enviar um comentário